Outubro Rosa & Novembro Azul
Viale Cataratas Hotel recebeu pacientes da oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti para o café da manhã
Nesta terça-feira, 29 de outubro, o Viale Cataratas Hotel recebeu pacientes da oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti para um café da manhã. O evento, contou com a presença de um acompanhante para cada paciente, e dois profissionais de enfermagem. Eles foram recebidos por Erna Monalisa Brehmer Heineck, gerente comercial e Marisa Goulart, executiva de contas.
O café da manhã foi um momento de confraternização e alegria, onde os pacientes puderam desfrutar de uma variedade de delícias, como pães fresquinhos, bolos caseiros, frutas e bebidas quentes. A equipe do Viale Cataratas se esforçou para tornar essa experiência ainda mais especial, proporcionando um atendimento carinhoso e atencioso.
A ação foi idealizada por Vera Lucia Swiderski, que é Guia de Turismo e faz parte da diretoria da LIGUIA - Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu. Vera é paciente oncológica desde o ano de 2009. "Ao iniciar o meu tratamento, tive a oportunidade de despertar a curiosidade dos amigos sobre a minha profissão. Tive acesso ao Parque Nacional, transporte e almoço, e levei-os para passear. Sempre sonhei em fazer isso de novo. Agora, estamos realizando esse novo passeio nos hotéis e nas Cataratas".
“No ano passado, a nossa associação iniciou uma campanha de conscientização sobre o câncer. Temos muitos guias que ficam doentes e fazemos festas para arrecadar fundos para as despesas. Muitos guias são autônomos”. Disse Vera Lucia. A LIGUIA, também promoveu palestras e neste ano os pacientes também ganharam a oportunidade de tomar café da manhã nos hotéis e conhecer as Cataratas do Iguaçu. “Fico muito feliz em poder trazer esses amigos para fora do hospital, alguns ainda não conhecem as Cataratas, e isso me fortalece ainda mais, eles ficam emocionados a acabam esquecendo da dor do tratamento”. Concluiu Vera Lucia.
Seu Joel Candido de Souza, 73 anos, descobriu o câncer de próstata em 2009. “O tratamento no HMCC é especial, foram 10 meses de tratamento, agora terei que passar por uma cirurgia, mas o medicamento tem ajudado muito.” Esses passeios são muito legais, estou há 40 anos em Foz e ainda não conheci as Cataratas. Estou com minha esposa, a dona Maria José, estamos ansiosos e felizes em poder ver de perto esse cartão postal”. Disse o seu Joel, com um belo sorriso no rosto.
O encontro também foi uma oportunidade para os pacientes socializarem, criando laços de amizade e apoio mútuo. A iniciativa faz parte de um projeto de humanização que visa proporcionar momentos de bem-estar e alegria para quem está em tratamento.
Clarice Rosa Machado, faz tratamento há 5 anos, já retirou um seio e agora foi descoberto dois nódulos no pulmão. Clarice é professora aposentada, e disse que o maior desafio no início, é se desligar do trabalho, da família. “Nós mulheres sempre estamos cuidando de tudo, da casa, dos filhos, dos netos, e eu tive que aprender a me cuidar mais ainda. Sair do espaço hospitalar também ajuda, é necessário se distrair. O câncer tem cura, é uma doença que passa, aproveite a vida todos os dias, um novo amanhecer, um novo dia, o câncer é uma doença que vem para te fortalecer, é um renascimento”.
Erna Monalisa Brehmer Heineck, gerente comercial da Rede Viale de Hotéis, destacou a relevância para esses pacientes tirarem um tempo da rotina hospitalar para experimentar momentos de descontração e felicidade. “Essa pausa, é essencial para a renovação do ânimo e do bem-estar, proporcionando uma oportunidade de relaxar e recarregar as energias, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Em um ambiente muitas vezes estressante, momentos de lazer e alegria podem fazer toda a diferença na qualidade de vida e na saúde mental”. Finalizou Erna Monalisa.
Assessoria de Comunicação Rede Viale de Hotéis
Ismael Filadelphi – Jornalista MTB PR 6539


