DICAS DE LOCAIS PARA CORRER EM FOZ DO IGUAÇU
Correr faz parte da rotina, independentemente se estamos longe de casa. Se você vem à Foz do Iguaçu e tem intenção de se exercitar, esse post é para você! Confira as principais pistas de corrida/caminhada aqui:

Se você vem à Foz do Iguaçu e tem intenção de correr durante sua estadia, hospedar-se em um dos hotéis Viale é uma estratégia que garante tranquilidade e funcionalidade. Como todos os nossos hotéis estão em excelente localização, nós obviamente estamos próximos das principais pistas de corrida de Foz do Iguaçu!
O Viale Iguassu Hotel está pertinho da pista da Av. Paraná, que possui piso emborrachado para diminuir o impacto e lindas árvores que regulam a temperatura ambiente. E o Viale Cataratas Hotel está simplesmente em frente à pista da Av. Cataratas, que conta com sinalização e asfalto e está recebendo cuidados constantemente.
Vamos falar um pouco de cada uma à seguir. Dá uma olhadinha:
AV. PARANÁ
Importante eixo que atravessa a cidade, a Av. Paraná é trajeto obrigatório de quem vai para a Argentina. Em determinado ponto, em frente ao Shopping JL Cataratas, começa a pista emborrachada que tem cerca de 1 km de extensão.
Fica no segmento entre as ruas República Argentina e Duque de Caxias, ao lado da reserva florestal do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. De um lado, academias ao ar livre, quadras de esporte e quiosques com água, água de coco, etc. Do outro, a avenida.
As árvores cobrem todo o trajeto, o que garante um clima ameno e diminui bastante a sensação térmica em dias de calor. O piso é emborrachado por boa parte do caminho, o que reduz bastante o impacto, porém, a pista não é muito longa e é possível continuar por mais 1,5 km pelo asfalto. Não são permitidos veículos (bicicletas, skates e patins) ou animais, o que facilita bastante treinos velozes.
Por estar localizada no centro da cidade, a pista é ponto de encontro e partida para diferentes treinos com percursos maiores. Uma opção comum é completar a volta no batalhão, perfazendo um total de 4km, porém, o asfalto ali não é tão agradável. É também pela localização que é bastante frequentada, portanto, o período entre 18h e 20h fica cheio e não é recomendado para correr. Prefira os horários menos movimentados!
Resumo:
Extensão da pista: 1 Km (pista) + 1,5 km (seguindo pela marginal);
Largura da pista: 3m (aproximadamente);
Relevo: subida leve e constante, com ganho de elevação de 30m;
Horários indicados: manhã e tarde até 18h (o pico é das 18h às 20h);
Pontos Fortes: muita sombra, exclusividade para pedestres, piso emborrachado, boa localização;
Pontos Fracos: muito curta e, após 1km, necessidade de atravessar ruas quebrando o ritmo do treino;
AV. DAS CATARATAS
A Av. das Cataratas é uma rodovia que também é conhecida como Corredor Turístico de Foz do Iguaçu. Em seus 23 km de extensão, estão localizados diversos hoteis e resorts, o Shopping Catuaí Palladium, a entrada para a Argentina, aeroporto internacional, parque aquático e várias atrações turísticas.
Um pouco antes do Viale Cataratas Hotel (cerca de 500m) começa a pista de corrida, caminhada, ciclismo, skate e patins. Bem sinalizada e relativamente afastada do tráfego, ela se estender por 2,5 km até o trevo de acesso à Argentina.
Recentemente recebeu asfalto novo e, pela localização privilegiada, a manutenção é regular. É uma pista democrática, onde todos podem se exercitar e conviver de forma harmônica. Por não ser muito no centro, recebe menos transeuntes e, afora o horário de pico (das 17h às 20h) é bastante tranquila para treinos velozes.
A alteração de altitude é razoável, 50m em 1,5 km de descida para quem vai em direção à Argentina, e subida para quem volta ao Viale Cataratas Hotel. Porém, não existe percurso plano em Foz do Iguaçu.
Não há muitas opções de hidratação durante o trajeto, mas o shopping fica quase na metade do caminho. Ainda assim, para quem corre e não quer perder tempo, o ideal é levar a própria bebida.
Resumo:
Extensão da pista: 2,5 km;
Largura da pista: 2m (aproximadamente);
Relevo: predominam as subidas, com ganho de elevação de mais de 50m;
Sombra: apenas pela manhã, até as 10h, há sombra em 40% do trajeto.
Horários indicados: manhã, tarde e noite (pico das 17h às 20h);
Pontos Fortes: asfalto de boa qualidade, segurança, pouco movimento;
Pontos Fracos: pista muito estreita, poucas opções de hidratação.
Fonte: Blog Correr em Foz


